Vapor de Baixa Temperatura e Formaldeído na esterilização de produtos para saúde
Conheça os benefícios do Vapor de Baixa Temperatura e Formaldeído, método que une segurança e eficiência na esterilização de artigos críticos termossensíveis
Você é administrador de Central de Materiais e Esterilização (CME) e está em busca de uma tecnologia para esterilização de artigos críticos termossensíveis? Saiba que o Vapor de Baixa Temperatura e Formaldeído é uma excelente solução. Além do baixo índice de abortos nos ciclos, a tecnologia é 100% segura, eficiente e sustentável.
Neste artigo, você conhecerá mais sobre o Vapor de Baixa Temperatura e Formaldeído e os benefícios desse método para a sua CME.
Surgimento do Vapor de Baixa Temperatura e Formaldeído (VBTF)
Primeiramente, o formaldeído químico foi descoberto em 1860, por Aleksandr Butlerov. O formaldeído é a molécula mais simples da família dos aldeídos. Ele é encontrado naturalmente no ar fresco respirável, na chuva, na maçã e no café, por exemplo.
Porém, suas propriedades sanitizantes no estado de vapor só foram efetivamente atestadas em 1906. Já no ano de 1964, o método de Vapor de Baixa Temperatura e Formaldeído foi introduzido na Europa como uma alternativa para solucionar questões toxicológicas, ambientais e ocupacionais da tecnologia de óxido de etileno. A tecnologia chegou ao Brasil no ano de 1998.
Na EMBRAESTER, o método é utilizado junto aos nossos parceiros desde o ano de 2003, em conformidade com a legislação da ANVISA.
Mecanismo de ação do VBTF
O formaldeído, combinado ao vapor saturado de baixa temperatura, age por meio da alquilação dos microrganismos. Ainda dentro do equipamento esterilizador, ao final do processo, o formaldeído é eliminado por meio de intensas lavagens, tornando o produto apto para uso imediato.
Seu resíduo final é rapidamente decomposto por substâncias orgânicas e por microrganismos no sistema de saneamento e não tem efeito cumulativo, sendo um processo amigo do meio ambiente.
Vapor de Baixa Temperatura e Formaldeído é indicado para esterilização de quais produtos?
A tecnologia indicada a qualquer produto para saúde, tais como: materiais metálicos, silicones, plásticos, polímeros, entre outros. É indicado para quem quer garantia de segurança e eficácia, com bom custo-benefício e que pode aguardar um ciclo mais longo de 6 horas.
Trata-se de um processo com baixo índice de aborto de ciclos, por trabalhar com o sistema totalmente fechado e monitorado por sensores de alta tecnologia. Além disso, o método proporciona uma maior vida útil aos produtos para saúde.
Benefícios da tecnologia VBTF na sua CME
Dentre os benefícios que o método de Vapor de Baixa Temperatura e Formaldeído trará para a sua CME estão:
- alta eficácia;
- fácil manuseio;
- alto potencial de difusão em espaços capilares;
- não poluente;
- custo efetivo;
- possibilidade de utilização imediata dos artigos;
- ausência de impacto ambiental.
Quer saber mais? Fale com a EMBRAESTER
Como vimos, o Vapor de Baixa Temperatura e Formaldeído é um método ideal para artigos termossensíveis, ou seja, que não suportam temperaturas superiores a 80°C. Caso queira saber mais detalhes, não deixe de entrar em contato conosco.
Agora, que tal se inscrever em nossa newsletter? Basta preencher o formulário abaixo para receber nossos próximos conteúdos em primeira mão na sua caixa de email. Fique tranquilo, não enviamos spams.