Recife: (81) 3427-1868 Fortaleza: (85) 3264-6416João Pessoa: (83) 3224-1413

Blog

Saiba como funciona a esterilização por Vapor Saturado de Alta Temperatura

Conheça mais sobre o processo de esterilização mais popular no mundo aplicado em produtos para saúde que suportam altas temperaturas

Se você está em busca de conhecer melhor os métodos de esterilização para escolher o mais adequado para a sua unidade de saúde, a EMBRAESTER te apresenta aqui uma tecnologia muita utilizada para a esterilização de artigos médico-hospitalares: o Vapor Saturado de Alta Temperatura (VAT).

Leia nosso artigo e saiba detalhes sobre como esse método age, o ciclo de esterilização e conheça os benefícios do VAT para a esterilização de produtos para a saúde resistentes a altas temperaturas.

Vapor Saturado de Alta Temperatura na esterilização de artigos médico-hospitalares

O Vapor Saturado de Alta Temperatura (134 °C) é o processo de esterilização mais popular no mundo aplicado em produtos para saúde que suportam altas temperaturas. O método, quando empregado de maneira adequada, proporciona economia de energia, de tempo, e tem a segurança garantida.

A EMBRAESTER utiliza a tecnologia desde o ano de 2013, em conformidade com a legislação da ANVISA e as Normas da ABNT NBR 11.816/2003 e NBR ISO 17665-1.

Mecanismo de ação do Vapor Saturado de Alta Temperatura

O Vapor Saturado de Alta Temperatura age por meio da termocoagulação e da desnaturação de enzimas e proteínas estruturais do microrganismo. No início do processo na esterilizadora, todo o ar é removido pela formação de vácuo, antes da entrada do vapor, para que este possa penetrar instantaneamente nos pacotes.

Para a formação do vapor, a água deve estar livre de contaminantes, para que não interfira no processo de esterilização. O ciclo completo desse método compreende quatro etapas:

  1. Remoção do ar: para que ocorra a penetração do vapor em toda a câmara e no interior dos pacotes.
  2. Admissão do vapor: inclui o tempo de penetração do vapor, tempo de esterilização e intervalo de confiança. Começa a ser contado quando a temperatura de esterilização é atingida.
  3. Exaustão do vapor: realizada por válvula ou condensador, logo ao término do intervalo de confiança da segunda etapa.
  4. Secagem dos artigos: é realizada por meio do calor das paredes da câmara. 

Esta tecnologia é indicada a todos os produtos para saúde termorresistentes, com ciclos de esterilização de 1 hora. Seu resíduo final é água livre de contaminantes, sendo um processo amigo do meio ambiente.

Benefícios da tecnologia VAT na sua CME

Agora que você já sabe como funciona a esterilização de artigos médico-hospitalares pelo método de Vapor Saturado de Alta Temperatura (134 °C), veja alguns benefícios dessa tecnologia:

  • penetrante em materiais porosos;
  • baixo custo quando comparado a outros métodos;
  • seu resíduo final é apenas água livre de contaminantes.

Quer saber mais? Fale com a EMBRAESTER

Caso deseje saber todos os detalhes e vantagens da tecnologia de esterilização por Vapor Saturado de Alta Temperatura para sua unidade de saúde, não deixe de entrar em contato conosco.

Ajudamos centenas de empresas a terem mais eficiência e segurança na rotina de assistência à saúde. Abaixo, inscreva-se em nossa newsletter para receber nossos conteúdos e novidades em primeira mão na sua caixa de email.

Publicações Relacionadas

Desafios e Soluções na Gestão de Equipamentos de Esterilização

A gestão de equipamentos de esterilização é um dos pilares fundamentais para garantir a segurança e a...

A Capacitação do Enfermeiro no Cumprimento da Legislação em CME

Instituições que investem na formação contínua de seus profissionais colhem os benefícios de um ambiente de saúde...

5 Razões para Evitar o Uso de Óxido de Etileno

A substituição do óxido de etileno por alternativas mais seguras não apenas protege a saúde humana e...

Deixe um comentário