Recife: (81) 3427-1868 Fortaleza: (85) 3264-6416João Pessoa: (83) 3224-1413

Blog

A importância de contar com sistema de rastreabilidade em CME

Ao terceirizarem a esterilização dos materiais com a EMBRAESTER, nossos parceiros dispõem de sistema de rastreabilidade de todos os processos

A RDC Nº 15 define: “rastreabilidade é a capacidade de traçar o histórico do processamento do produto para saúde e da sua utilização por meio de informações previamente registradas”. Não é à toa que esses processos estão contidos na resolução da Anvisa. Um sistema de rastreabilidade é, de fato, fundamental por várias razões. A principal delas é a maior segurança no processo de esterilização.

Neste artigo, a EMBRAESTER te apresenta os principais motivos para contar com um sistema de rastreabilidade ao terceirizar os serviços de esterilização na sua CME.

O que diz a norma?

Adotar um sistema de rastreabilidade no processamento do produto para saúde não é uma mera opção. Está contido na norma, que diz: “Compete ao Responsável Técnico do serviço de saúde e ao Responsável Legal da empresa processadora prover meios para garantir a rastreabilidade das etapas do processamento de produtos para saúde”.

A norma diz ainda que o processo de esterilização deve estar documentado, de forma a garantir a rastreabilidade de cada lote processado. Os registros devem ser arquivados, por um prazo mínimo de cinco anos, para efeitos de inspeção sanitária.

Benefícios de contar com um sistema de rastreabilidade

Além da conformidade sobre o que diz a legislação, a rastreabilidade em CME garante maior segurança e controle no processo de esterilização. Caso haja dúvidas sobre a esterilidade de um item, por exemplo, por meio da rastreabilidade é possível traçar todo o histórico do material e levantar todos os indicadores de qualidade do processo.

A partir de informações como lote, data e outros, por exemplo, é possível acompanhar todas as etapas do processamento, além de atender aos requisitos da legislação.

Outros benefícios desse controle de ponta a ponta são:

  • mais segurança para os pacientes;
  • menor risco de perdas ou falhas no descarte de artigos;
  • redução de custos logísticos e com a compra de materiais;
  • maior facilidade em auditorias e inspeções.

Para isso, os profissionais da CME e da empresa processadora devem receber capacitação específica e periódica sobre rastreabilidade, armazenamento e distribuição dos produtos para saúde.

Escolha o melhor para o seu serviço de saúde

Agora que você já conhece a importância da rastreabilidade no processo de esterilização de artigos para saúde, que tal oferecer essa segurança a mais para os seus pacientes?

A EMBRAESTER dispõe de sistema de rastreabilidade de todos os processos envolvendo a esterilização e a logística dos materiais. Quer saber maiores detalhes? Fale com um de nossos especialistas.

Publicações Relacionadas

Desafios e Soluções na Gestão de Equipamentos de Esterilização

A gestão de equipamentos de esterilização é um dos pilares fundamentais para garantir a segurança e a...

A Capacitação do Enfermeiro no Cumprimento da Legislação em CME

Instituições que investem na formação contínua de seus profissionais colhem os benefícios de um ambiente de saúde...

5 Razões para Evitar o Uso de Óxido de Etileno

A substituição do óxido de etileno por alternativas mais seguras não apenas protege a saúde humana e...

Deixe um comentário