PLASMA DE PERÓXIDO DE HIDROGÊNIO
A tecnologia de esterilização por Plasma de Peróxido de Hidrogênio à baixa temperatura (PPH) surgiu como uma solução de esterilização para materiais que não suportam alta temperatura, atendendo a modernização dos produtos para saúde que se tornam cada vez mais delicados. Devido à sua baixa temperatura, esta tecnologia proporciona uma maior vida útil aos produtos para saúde.
Mecanismo de ação
Os radicais livres produzidos pelo peróxido de hidrogênio são compostos por cargas positivas e negativas que buscam se organizar interagindo com moléculas essenciais ao metabolismo e reprodução microbianos, ligando-se de maneira inespecífica. Essa reação é extremamente rápida, com inequívoca ação microbicida, viabilizando o processo de esterilização em um curto espaço de tempo. O resíduo do processo é água e oxigênio, sendo um processo amigo do meio ambiente.
A Embraester é a primeira empresa terceirizadora de esterilização do mundo a utilizar o Plasma de Peróxido de Hidrogênio à baixa temperatura. O plasma é denominado o quarto estado da matéria, diferente dos outros estados: líquido, sólido e gasoso. É definido como uma nuvem de íons, elétrons e partículas neutras, os quais são altamente reativos. Você provavelmente já conhece alguns desses exemplos: na formação de plasma na aurora boreal, na descarga de um raio ou na luz artificial de tubos neon.
Precisando esterilizar de forma sustentável?
Fale agora mesmo com um de nossos especialistas